Sisos inclusos, extrair ou não – eis a questão!

Sisos inclusosOs terceiros molares conhecidos como “dentes sisos”, normalmente “nascem” entre os 17 e 21 anos. Caso não apareçam, é necessário investigar, pois podem estar inclusos, retidos ou impactados, ou seja, impossibilitados de erupcionar devido a algum obstáculo.

A principal causa da retenção dental é a limitação no desenvolvimento dos maxilares, e consequentemente a falta de espaço para a sua acomodação. Este problema é identificado pelo cirurgião-dentista, através do exame odontológico de rotina e de radiografias.

Apesar dos terceiros molares inclusos não causarem nenhum transtorno aparente ao paciente por muitos anos, uma série de problemas podem estar diretamente relacionados com a sua presença: apinhamentos (dentes anteriores desalinhados), pericoronarite (infecção em volta da coroa do dente), limitação de abertura bucal, dificuldades na mastigação e na alimentação, podendo deixar o paciente debilitado e afetando a sua saúde geral.

Não se pode prever se tais complicações irão de fato ocorrer, mas se ocorrerem, as circunstâncias podem ser muito mais dolorosas e mais difíceis de tratar. Estima-se, que cerca de 90% dos terceiros molares precisam ser removidos.

Os dentes sisos são mais fáceis de serem removidos quando o paciente é jovem, por volta dos 17 anos, pois suas raízes não estão completamente formadas, o osso circundante é mais elástico e há menores chances de prejudicar estruturas anatômicas próximas aos dentes.

A remoção desses dentes em uma idade mais tardia pode tornar-se mais complicada.  Assim, estes problemas podem ser evitados através da extração feita em consultório, de maneira indolor e atraumática pelo cirurgião-dentista. A relativa facilidade com que um dente de siso pode ser removido depende de várias condições, incluindo a posição do dente, o grau de desenvolvimento das raízes e a experiência do cirurgião.

Os dentes sisos retidos e impactados podem exigir um maior envolvimento cirúrgico. O paciente é medicado antes da cirurgia com um antibiótico e um anti-inflamatório e as cirurgias duram em torno de 40 minutos à uma hora em média, para a remoção dos quatro dentes sisos inclusos – dois superiores e dois inferiores (que podem ser removidos no mesmo ato cirúrgico). Dependendo do caso, as intervenções podem ser feitas no consultório sob anestesia local, sem problemas para o paciente.

A remoção dos quatro sisos de uma só vez apresenta a vantagem de promover apenas um ato cirúrgico, restringir a alimentação e usar a medicação para essa finalidade apenas uma vez, por um pequeno período, sendo bastante indicado tal procedimento.

A recuperação do paciente ocorre por volta de 07 a 10 dias depois da cirurgia, entretanto alguns cuidados se fazem necessários, como aplicação de compressas geladas na região operada, alimentação líquida e fria no primeiro dia, e pastosa nos demais dias da semana, com suspensão das atividades físicas até a sua total recuperação.
Os bochechos prescritos a partir do segundo dia da cirurgia ajudam na higienização da boca e no processo de cicatrização.

O especialista em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial é o profissional da Odontologia mais indicado para remover com tranquilidade, segurança e rapidez os dentes sisos inclusos!

Fontes:  http://odontologika.uol.com.br/sisoqdoremover.htm

Dr. Alexandre Vieira Fernandes – CRO-MG: 12.398.

Mestre em Estomatologia

Mestre e doutor em Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial

Responsável técnico da Primer Odontocenter.

coluna.saudebucal

Sobre Coluna Saúde Bucal

Dr. Alexandre Vieira Fernandes graduou-se em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia em dezembro de 1985. É mestre e doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e mestre em Estomatologia pela UNESP - Araçatuba. Atuou como pesquisador pelo CNPq na área de CTBMF e como professor do curso de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é docente de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial do Curso de Odontologia da UNITRI. Diretor presidente da Primer Odontocenter - www.primerodontocenter.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *