Dor orofacial e Distúrbio têmporomandibular – o que são?

O que é dor orofacial? Que profissional trata esse problema? A dor orofacial é uma condição de dor associada aos tecidos da cabeça, face, pescoço e estruturas da cavidade oral.

Estão incluídas, as dores de cabeça, dores originados no sistema nervoso, dores relacionadas com fatores psicológicos e dores por doenças graves, como tumores e AIDS. O tratamento deve ser realizado por uma equipe de profissionais, incluindo os dentistas, pois essa condição deve ser abordada com uma visão do paciente como um todo.

Quais as dores mais comuns na região da face? As dores de origem dentária são as mais comuns na população, mas nas pessoas que apresentam disfunções da articulação temporomandibular (DTMs), a dor está presente em 97% dos casos.

Quais as dores na face que não estão associadas com os dentes? Existem várias dores que se refletem (denominadas “dores referidas”) na face e não têm origem dentária, como as dores por otite e sinusite, dores na articulação, dores musculares no pescoço e nos músculos da mastigação, dores nos nervos faciais, como as neuralgias, dores causadas por infecções e ulcerações da mucosa bucal.

Disfunção da ATM, o que isso significa? É uma anormalidade da articulação temporomandibular e/ou dos músculos responsáveis pela mastigação. É um subgrupo das dores orofaciais. Deve ser feito um minucioso exame clínico e questionário para se obter um correto diagnóstico, pois, muitas vezes, as disfunções da ATM podem ser confundidas com outras condições dolorosas, como dores de origem dentária e infecções bucais.

Por que, quando estou mais ansioso e estressado, sinto dores ao mastigar, ao falar e até ao acordar? O estresse e a ansiedade geram a descarga em nosso corpo, de substâncias que atuam como estimulantes para tensão muscular, ativação do sistema nervoso e do sistema de secreção (endócrino), o que leva o indivíduo a ter certas reações que, em períodos de relaxamento, ele não vivencia. O apertamento dos dentes é muito comum nessa condição de estresse e é uma das causas mais frequentes de dores musculares na face e na articulação.

As dores de cabeça podem estar relacionadas com problemas da articulação ou de origem dentária? As dores de cabeça podem ter origem nos dentes, nos músculos e na articulação. Quando a origem é dentária, a dor de cabeça é difusa, e o paciente relata o envolvimento dos dentes. A dor de cabeça pode ter origem em músculos da face ou nas articulações e ser uma dor referida também aguda, com limitação da abertura da boca e dor durante a mastigação e fala.

A aplicação da toxina botulínica pode ajudar no controle desse tipo de dor?

A toxina botulínica (Botox) relaxa a musculatura e faz com que as dores de cabeça, nuca, pescoço e face tenham um alívio mais rápido. A aplicação dessa toxina funciona como um tratamento complementar para quem sofre de disfunções da ATM. Muitas vezes, a musculatura do paciente tem uma ‘memória’ da contração. O Botox ajuda a relaxar o músculo enquanto são realizados os outros tratamentos.

Fontes: www.odontologika.uol.com.br/dororofacial.htm
www.itodas.com.br/bem-estar/botox-ajuda-a-aliviar-dores-de-cabeca

Dr. Alexandre Vieira Fernandes – CRO-MG: 12.398.
Mestre em Estomatologia
Mestre e doutor em Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial
Responsável técnico da Primer Odontocenter

coluna.saudebucal

Sobre Coluna Saúde Bucal

Dr. Alexandre Vieira Fernandes graduou-se em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia em dezembro de 1985. É mestre e doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e mestre em Estomatologia pela UNESP - Araçatuba. Atuou como pesquisador pelo CNPq na área de CTBMF e como professor do curso de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é docente de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial do Curso de Odontologia da UNITRI. Diretor presidente da Primer Odontocenter - www.primerodontocenter.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *