Readequação facial – Ação da Toxina Botulínica no músculo masseter

Coluna Saúde BucalColuna Saúde Bucal 2

 

 

 

 

 

O que é a adequação facial?

Consiste num conjunto de procedimentos, que são realizados para modificar o formato da face. Implica em reduzir ou aumentar volumes, visando melhorar a harmonia facial e consequentemente “construir” um rosto mais atraente.

O que é o efeito “face quadrada”?

A hipertrofia dos músculos da mastigação, entre eles o Masseter e o Temporal, é uma entidade clínica benigna que pode ocorrer desde o nascimento ou ser adquirida. Esse aumento volumétrico dos músculos mastigatórios pode acometer ou não a função, mas geralmente, afeta a estética.

Quais as causas da hipertrofia do masseter?

A etiologia está usualmente, relacionada aos hábitos parafuncionais, como por exemplo, o bruxismo (hábito involuntário de ranger os dentes durante o sono) e o apertamento dentário (hábito de apertar os dentes, quando acordado).

O bruxismo e o apertamento fazem com que o músculo masseter ocasione uma desarmonia facial, levando a um contorno facial quadrado.

Quais as técnicas utilizadas para corrigir a hipertrofia?

O tratamento da hipertrofia do músculo masseter e/ou temporal engloba métodos conservadores e cirúrgicos.

A aplicação da Toxina Botulínica – Tipo A (Botox) pode corrigir a hipertrofia de masseter?

A aplicação dessa toxina surgiu como um método alternativo ao tratamento cirúrgico da hipertrofia do músculo masseter e é considerada como a modalidade menos invasiva para esculpir cosmeticamente a região inferior da face. A sua utilização em pontos estratégicos ao longo do músculo masseter proporciona um visível afinamento da face, alcançando assim um aspecto facial mais delicado e um queixo mais estreito.

Como é realizada esta técnica e quais as suas vantagens?

As aplicações são praticamente indolores já que são utilizadas agulhas muito finas.

O tratamento com a Toxina Botulínica é realizado em ambos os músculos de forma simétrica e de acordo com um protocolo de segurança. É uma técnica simples e rápida, quando bem indicada e nas mãos de profissionais capacitados. Em seguida, o paciente pode voltar normalmente para suas atividades diárias.

Quando tempo após a aplicação da Toxina Botulínica, pode-se verificar o resultado?

O resultado é evidente a partir do primeiro mês e o efeito dura aproximadamente de 4 a 6 meses, quando poderá ser feita nova aplicação para a manutenção dos efeitos.

Conclusão

Com a aplicação da Toxina Botulínica é possível reestilizar a estética facial, sem os riscos de uma cirurgia convencional. Além disso, impede-se que o masseter continue hipertrofiando, alcançando assim à diminuição progressiva do volume muscular.

Fontes: http://www.eduardosucupira.com.br/
Dr. Alexandre Vieira Fernandes – CRO-MG: 12.398.
Mestre em Estomatologia
Mestre e doutor em Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial

coluna.saudebucal

Sobre Coluna Saúde Bucal

Dr. Alexandre Vieira Fernandes graduou-se em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia em dezembro de 1985. É mestre e doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e mestre em Estomatologia pela UNESP - Araçatuba. Atuou como pesquisador pelo CNPq na área de CTBMF e como professor do curso de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é docente de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial do Curso de Odontologia da UNITRI. Diretor presidente da Primer Odontocenter - www.primerodontocenter.com.br

Uma resposta a Readequação facial – Ação da Toxina Botulínica no músculo masseter

  1. milton miguel disse:

    gostaria de faser a aplicação butox p/ linha de espressão na testa gostaria de saber valor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *