Sorriso gengival, o que é como corrigir?

Sorriso gengivalUm sorriso atraente e estético depende de uma adequada proporção entre dentes, gengiva e lábio. Ao sorrir, o lábio superior deve mostrar em torno de três milímetros de gengiva. Exposição maior que isso é conhecido como sorriso gengival. A prevalência nas mulheres é cerca de duas vezes maior que em homens.

A causa pode estar relacionada a fatores musculares, esqueléticos, gengivodentais ou uma combinação entre eles. Um sorriso gengival pode ser consequência de um lábio superior curto, coroa dos dentes curta, excesso maxilar vertical, hipertrofia gengival ou hiperatividade dos músculos elevadores do lábio superior. O tratamento adequado depende da correta identificação da causa.

Para algumas pessoas, o sorriso gengival representa uma desordem estética muito grande, chegando a afetar a autoestima, enquanto outras não se incomodam com a exposição gengival exagerada ao sorrir.

O sorriso gengival pode ser corrigido através dos seguintes procedimentos:

. Gengivectomia e gengivoplastia: cirurgia em que o excesso de gengiva é removido visando restabelecer o contorno harmônico da margem gengival.

. Cirurgia ortognática: é uma solução definitiva em que a altura da maxila é diminuída.É realizada em ambiente hospitalar após o adequado preparo ortodôntico.

. Aplicação de toxina botulínica (Botox e outras marcas): Com uma pequena aplicação de cada lado da face, o músculo responsável por tracionar o lábio superior para cima e, consequentemente expor a gengiva em demasia, recebe um bloqueio químico e tem sua atividade diminuída. Este tratamento não é definitivo, pois a toxina deve ser reaplicada de 4 a 6 meses, aproximadamente.

. Combinação dos métodos citados. Algumas vezes, estão indicados tratamentos restauradores complementares, para melhorar o tamanho, a forma e a inclinação dos dentes, visando oferecer o máximo de Embora a escolha pelo tipo de tratamento seja feita pelo paciente, o dentista propõe a conduta mais indicada para cada caso. Para isso, ele leva em conta o histórico dos problemas bucais, a queixa em relação ao sorriso gengival, a existência ou não de deformidade esquelética, os riscos, vantagens e desvantagens de cada técnica.

Tratamentos através ortodontia e cirurgia ortognática são procedimentos complexos, de alto custo e que demandam tempo considerável e por isso, têm sido menos frequentemente recomendados para tratamento do sorriso gengival. A aplicação da toxina botulínica representa um método simples, rápido e efetivo para a correção do sorriso gengival. De fácil aplicação, segura, rápida ação, baixo risco e efeito reversível, é particularmente interessante, nos casos em que a cirurgia ortognática é recomendada, permitindo avaliar o efeito estético previamente ao procedimento invasivo.

http://www.sorridere.net/odontologia-estetica/botox-vs-sorriso-gengival/

http://www.revistasobrape.com.br/arquivos/2012/dez/REVPERIO_DEZ_2012_SITE_PAG-

Dr. Alexandre V. Fernandes – CRO-MG: 12.398. 
Mestre em Estomatologia
Mestre e doutor em Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial
Responsável técnico da Primer Odontocenter.

coluna.saudebucal

Sobre Coluna Saúde Bucal

Dr. Alexandre Vieira Fernandes graduou-se em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia em dezembro de 1985. É mestre e doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e mestre em Estomatologia pela UNESP - Araçatuba. Atuou como pesquisador pelo CNPq na área de CTBMF e como professor do curso de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é docente de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial do Curso de Odontologia da UNITRI. Diretor presidente da Primer Odontocenter - www.primerodontocenter.com.br

4 respostas a Sorriso gengival, o que é como corrigir?

  1. gustavo martins disse:

    olá quando eu sorrio meus dentes de cima quase não aparece, eu quero saber se existe algum modo ou cirurgia que possa resolver isso.

  2. ANA CRISTINA VIANA disse:

    Gostaria de saber se o inverso do sorriso gengival (face curta ou sorriso baixo), aquele que não aparecem os dentes, pode ser também corrigido.
    Obrigada.

  3. Alex disse:

    Gostaria de saber exatamente a mesma coisa que nossos amigos, perguntaram o sorriso inverso que não aparece os dentes tem como corrigir???

  4. Tenho sorriso gengival me repasse onde fazer e o custo das aplicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *