Terapias complementares em Odontologia!

Tais terapias têm como objetivo manter ou melhorar a saúde do indivíduo, podendo ser aplicadas na prevenção ou até mesmo na cura do paciente.

Em 2008, o Conselho Federal de Odontologia reconheceu e regulamentou o uso, pelo Cirurgião-Dentista, das seguintes Práticas Integrativas e Complementares à Saúde Bucal: Acupuntura, Fitoterapia, Florais, Hipnose, Homeopatia e Laserterapia.

Há grandes obstáculos para que suas aplicações tornem-se usuais, pois a falta de informação e conhecimento dessas “novas” terapêuticas faz com que, tanto leigos como profissionais da área, acreditem que esses recursos estejam intimamente relacionados com religião ou misticismo. Porém, o uso majoritário dessas terapias tem fundamentos científicos e filosóficos.

Sabendo-se que, nos últimos anos, os medicamentos têm sido utilizados de forma indiscriminada pela população e que a ocorrência de doenças de origem psicológica associadas ao estresse da vida moderna tem aumentado, faz-se necessário o uso de alternativas no tratamento odontológico. Além de complementares, essas terapias são uma opção economicamente mais viável em relação aos preços dos medicamentos convencionais.

A Homeopatia nasceu na Alemanha há mais dois séculos e a Acupuntura, na China há mais de dois milênios e apesar desta diversidade em suas origens e das diferentes concepções nos seus conceitos básicos, estas duas terapêuticas se perpetuaram até os dias de hoje superando paradigmas, alcançando validação da comunidade científica e se consolidando como práticas de grande efetividade, baixo custo e segurança em seus A terapêutica homeopática pode ser útil no manuseio de certas lesões bucais, nos cuidados pré e pós-operatório, além de auxiliar no controle da ansiedade e fobias, relacionadas ao tratamento odontológico.

A acupuntura tem sido muito utilizada na Odontologia para o controle da dor, na melhora do sistema imunológico, na redução da ansiedade, e ainda na diminuição do uso de analgésicos e antiinflamatórios. Esta técnica também pode auxiliar na reparação tecidual, além de ser aplicada no tratamento dos casos de bruxismo e náusea.

A hipnose pode ser aplicada com eficácia no terapia de pacientes com distúrbios de ansiedade, fobias, síndromes pós-traumáticas, analgesia além de auxiliar no preparo para cirurgias odontológicas.

Essas terapias não devem ser vistas como substitutos aos tratamentos tradicionais, mas sim como um recurso complementar do arsenal terapêutico disponível, para a solução dos problemas.

http://www.cro-rj.org.br/integrativas/

http://prope.unesp.br/xxi_cic/27_36140256836.pdf

http://www.youblisher.com/p/782575-Jornal-Correio-ABO-292/

Dr. Alexandre V. Fernandes – CRO-MG: 12.398.
Mestre em Estomatologia
Mestre e doutor em Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial
Responsável técnico da Primer Odontocenter.

coluna.saudebucal

Sobre Coluna Saúde Bucal

Dr. Alexandre Vieira Fernandes graduou-se em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia em dezembro de 1985. É mestre e doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e mestre em Estomatologia pela UNESP - Araçatuba. Atuou como pesquisador pelo CNPq na área de CTBMF e como professor do curso de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é docente de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial do Curso de Odontologia da UNITRI. Diretor presidente da Primer Odontocenter - www.primerodontocenter.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *