Bem estar físico e emocional – Isso é saúde!

A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença. O conceito de saúde mais difundido é o da Organização Mundial da Saúde (OMS), que define como: “Estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”.

Nesse contexto, depreende-se que a busca pela saúde (integral), envolve um olhar muito além dos problemas relacionados exclusivamente ao nosso corpo físico. Este estado que todos almejam, resulta de cuidados dispensados também ao ser interior.

Alguns hábitos bem simples podem ajudar a manter a qualidade de nossas vidas, evitando inclusive problemas de saúde.

Aqui vão 10 dicas que podem ajudar a manter o seu bem estar físico e emocional:

1 – Alimente-se bem. Dê uma atenção especial ao momento das refeições. Prefira uma alimentação natural, evitando exagerar nas carnes vermelhas, que são de difícil digestão. Na hora de comer, procure não falar sobre coisas desagradáveis ou pensar em problemas que precisam ser solucionados.

2 – Harmonize sua casa. Abra portas e janelas e deixe o ar e a luz entrarem. Se desfaça de tudo aquilo que não vai mais ser usado e guarde apenas o que for realmente útil.

3 – Fique atento a você mesmo. Por mais agitado que seja o seu dia-a-dia, tente escutar os seus próprios pensamentos. Dê atenção aos seus desejos e necessidades e procure descobrir o que é realmente importante para você no momento. Pensamentos positivos podem realmente tornar tudo muito mais fácil.

4 – Utilize seus talentos. Busque equilíbrio e crescimento utilizando seus dons e canalizando esses talentos com o objetivo de tornar melhor a sua vida e a de todos que o cercam.

5 – Pratique alguma atividade física. Escolher alguma atividade com a qual você se identifique. Os exercícios melhoram o condicionamento físico e proporcionam uma sensação de bem-estar e disposição.

6 – Faça meditação. Essa prática pode ser muito útil e agradável, tornando-se uma ferramenta importante para o seu crescimento pessoal. Ela pode ajudá-lo a identificar suas reais prioridades, tornando-o uma pessoa mais segura e objetiva.

7 – Nunca perca seus objetivos. Planeje, trace metas, tenha sempre objetivos materiais e, principalmente, espirituais.

8 – Estabeleça contato com a natureza. Vá à praia, tome um banho de cachoeira, reserve um tempo para passear em áreas verdes. A harmonia com a natureza é fundamental para o seu equilíbrio emocional.

9 – Aceite a vida. É importante deixar claro que aceitar não significa se acomodar e se conformar com situações que podem ser mudadas. Lute para melhorar o que estiver ao seu alcance, mas procure, ao mesmo tempo, ver o que existe de positivo à sua volta.

10 – Reze do modo que preferir. Independente de qual for a sua religião e as suas crenças, procure conversar sempre com Deus. Escolha um momento tranqüilo e procure esquecer outras preocupações nessa hora. Isso lhe trará tranqüilidade e paz de espírito!

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sa%C3%BAde

http://gerontologiacrisborches.blogspot.com.br

Dr. Alexandre V. Fernandes – CRO-MG: 12.398.
Mestre em Estomatologia
Mestre e doutor em Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial
Responsável técnico da Primer Odontocenter.
coluna.saudebucal

Sobre Coluna Saúde Bucal

Dr. Alexandre Vieira Fernandes graduou-se em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia em dezembro de 1985. É mestre e doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e mestre em Estomatologia pela UNESP - Araçatuba. Atuou como pesquisador pelo CNPq na área de CTBMF e como professor do curso de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é docente de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial do Curso de Odontologia da UNITRI. Diretor presidente da Primer Odontocenter - www.primerodontocenter.com.br

Uma resposta a Bem estar físico e emocional – Isso é saúde!

  1. maria leide disse:

    tenho panhico mas tenho fe que vou fica boa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *