Seu Futuro – você tem pensado sobre isso?

Estamos há um pouco mais de três meses para o final do ano de 2013.  O ano já está acabando. E o que você fez? Você realizou coisas importantes?  Você está próximo de cumprir com seu planejamento?  Ou você nem planejou nada?  Que rumo sua vida está tomando?  Talvez não tenha sobrado tempo para você pensar sobre isso, pois está atolado de trabalho.  Ou talvez, você desistiu de alguns sonhos porque pareciam muito difíceis?

Qual são seus sonhos pessoais e profissionais?  O sonho é o combustível que alimenta nossa disposição diária.   Quem não sonha vive uma vida em preto e branco, vive com um vazio dentro de si.  Aquele que não se permite pensar sobre aonde quer chegar, como quer estar  e o que quer alcançar para seu futuro, provavelmente, sabe o que é esse vazio.  Essa postura é bem parecida com o ditado:  “Quem não sabe onde quer chegar, qualquer vento serve”.  E o seu barco vai navegando a esmo na imensidão do mar e da vida.  Pode ser bom por um tempo, mas insustentável.  A tendência para se comportar como vítima do mundo fica muito grande, pois não é a pessoa que faz as próprias escolhas, mas o meio.

Nem todas as pessoas tem clareza sobre o que querem para suas vidas e sobre a profissão que as fará felizes, e isso é mais comum do que imaginamos.  Admitir que você não sabe essas coisas é o primeiro passo.  O segundo é investir corpo, mente e alma em buscar essas respostas.  E, ao encontra-las, você verá que será somente o começo de uma longa caminhada.

Mas nem todos estamos dispostos a investir energia nessa investigação.  Seja por comodismo, por medo, ou por termos outras prioridades para se preocupar como sustentar uma família.  Admitir um sonho e arcar com as consequências da mudança pode ser muito difícil, se a virmos com medo.  Eu levei pelo menos três anos para largar meu último emprego.   Sentia uma ansiedade enorme pensando se eu conseguiria outro emprego, se eu conseguiria me sustentar, se as pessoas gostariam do meu estilo profissional, se…, se…, se…  E o “SE” me dominou por três anos.

Algumas pessoas, como eu, trabalham anos em uma profissão que não lhes traz realização. Vivem esgotadas, estressadas e sem entusiasmo.  Você já não se cansou disso?   Então, pare e pense!  Quais são os profissionais que você admira?  O que você faz bem e sem esforço?  Quais são seus talentos?  O que você faria sorrindo (e ganhando dinheiro)?    E, caso precise de ajuda profissional para encontrar essas respostas, procure um Coach.

Temos uma vida só e somente o hoje para agir e fazer acontecer.   Viva intensamente o aqui e o agora, construa o seu futuro hoje, caso contrário, o seu sonho nunca se aproximará do presente.  Transforme seu sonho em um objetivo com planejamento, estabeleça datas.  Sem um prazo, o sonho ficará morando somente em suas ideias e não se tornará realidade.  Quando você encontrar o trabalho que ama, o dinheiro será consequência – veja o excelente vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=BvTgm5etRcM.

Para me despedir, sugiro que leve sempre em seu coração a seguinte frase: “Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor”. Johann Goethe

Coluna RH na Web

Sobre Coluna RH na Web

JULIANA BRIDI GOBBI - Profissional com mais de 08 anos de experiência em gestão de pessoas, com amplo domínio dos subsistemas de RH. Formada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade da Serra Gaúcha. Especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas. Certificação em Life and Professional Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Analista comportamental habilitada pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Consultora Organizacional da área de RH trabalha com Programas de Integração, Programa de Desenvolvimento de Líderes, Treinamento e Desenvolvimento, Plano de Cargos e Salários, Pesquisa Salarial, Gestão do Desempenho, Gestão de Clima. Trabalha com Coaching de Carreira e de Lideranças. Realiza mapeamento de tendências comportamentais através do Coaching Assessment, ferramenta com 97% de assertividade que possibilita reconhecer pontos fortes e pontos de melhorias profissionais.

Uma resposta a Seu Futuro – você tem pensado sobre isso?

  1. Flavia Ppalhares disse:

    Perfeito! Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *